Coca-Cola queria uma garrafa que pudesse ser reconhecida no escuro. Modelo foi inspirado nas linhas e formas dos grãos de cacau e ficou famoso quando foi capa da revista “Time”.

A garrafa mais famosa do mundo faz 100 anos
A garrafa da Coca-Cola faz 100 anos. A embalagem nasceu de um desafio lançado a várias empresas vidreiras nos EUA para desenvolverem “uma garrafa tão distinta que seria reconhecida ao tocá-la no escuro ou se estivesse partida no chão”.

A forma, tal como hoje a conhecemos, foi desenvolvida pela Root Glass Company (no Indiana) e inspirada nos grãos de cacau. Para proteger o segredo da garrafa, o registo da patente foi submetido sem a assinatura em relevo da marca.

Em 1918, a The Coca-Cola Company lançou a primeira campanha publicitária a nível nacional com a sua nova garrafa da Coca-Cola. Mas foi, depois de surgir, em 1950, na capa da revista Time que o ‘design’ da garrafa ‘contour’ ficou tão conhecido que lhe foi concedido o estatuto de marca registada.

Aqui fica um século de história, numa cronologia feita pela marca:

1915 – Frustrando os esforços dos imitadores, a agora famosa garrafa ‘contour’ da Coca-Cola foi patenteada pela Root Glass Company, de Terre Haute, Indiana. Até ao desenvolvimento da garrafa ‘contour’ – tão distinta de todas as outras que poderia ser reconhecida no escuro ou partida em pedaços no chão – os engarrafadores de Coca-Cola usaram garrafas de formato em linha recta numa grande variedade de formatos, tamanhos e cores.

1923 – Apesar de ser algo comum actualmente, o transportador de embalagens de seis garrafas foi uma inovação desenvolvida pela The Coca-Cola Company para encorajar as pessoas a levar garrafas ‘contour’ da Coca-Cola para casa e a beber de forma mais regular. A evolução do chamado “six-pack” acompanhou o aumento da capacidade para refrigerar a bebida em casa.

25 de Dezembro de 1923 – A patente da garrafa ‘contour’ foi renovada pela primeira vez em 1923. Este molde específico para a garrafa foi patenteado no U.S. Patent Office e divulgado na publicação deste organismo, intitulada “Official Gazette”, no dia 25 de Dezembro de 1923. Esta data foi uma coincidência dado que esta publicação é lançada sempre à terça-feira e, em 1923, o Dia de Natal aconteceu a uma terça-feira. Todas as garrafas ‘contour’ produzidas entre o final de 1923 e 1937 continham a inscrição da patente ter sido registada no Dia de Natal e eram referidas como as “Garrafas de Natal”.

1928 – O volume de Coca-Cola vendida em garrafas ultrapassou pela primeira vez a quantidade vendida através de dispensadores de bebidas refrescantes.

1950 – A garrafa da Coca-Cola torna-se o primeiro produto comercial a aparecer na capa da revista “Time”. A presença na capa desta publicação solidificou a Coca-Cola enquanto um ícone internacional.

1955 – Até esta altura, a Coca-Cola estava disponível apenas em dispensadores de bebida refrescante e em garrafas com capacidade para 19,22 cl (6,5 oz). Em 1955 dá-se a estreia nos Estados Unidos das garrafas ‘contour’ em tamanho “King Size” (29,57 cl ou 10 oz) e 35,49 cl ou 12 oz) e “Familiar” (76,89 cl ou 26 oz). Foi um importante passo, dando aos consumidores várias opções de embalagem de acordo com as suas necessidades.

1960 – A ideia de colocar Coca-Cola em latas foi testada antes da 2.ª Guerra Mundial, mas o teste foi interrompido devido aos materiais não estarem rapidamente disponíveis durante o período de guerra. Não seria antes de 1960 que seriam introduzidas no mercado dos Estados Unidos as latas de Coca-Cola de 35,49 cl. O grafismo das primeiras latas incluía uma imagem da garrafa ‘contour’ de forma que as pessoas soubessem que a Coca-Cola que iam encontrar na lata era exactamente igual à da garrafa.

1993 – É lançada a garrafa ‘contour’ da Coca-Cola em formato PET, com capacidade de 59,15 cl (20 oz). Este tipo de embalagem ajudou a distinguir a Coca-Cola de outras bebidas da mesma forma que a garrafa ajudou a fazer o mesmo em 1916.

1996 – Durante anos vários artistas populares usaram a Coca-Cola enquanto tema para as suas obras de arte devido à sua popularidade. Durante os Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, a Companhia preparou a exposição Saudação Olímpica da Coca-Cola à Arte Popular, que integrou trabalhos de artistas de 54 países, que usaram matérias-primas dos seus países de origem para criar garrafas ‘contour’. Estas esculturas tridimensionais tinham uma altura entre cerca de 50 centímetros e 3,5 metros.

1997 – A The Coca-Cola Company testa no mercado uma lata ‘contour’ inovadora, inspirada na garrafa de vidro.

2005 – A The Coca-Cola Company lança uma versão de alumínio da garrafa ‘contour’. Em parceria com empresas líderes na área do design dos cinco continentes, a The Coca-Cola Company lançou uma campanha de marketing centrada numa série exclusiva de garrafa ‘contour’ de alumínio, intitulada “M5” (As Cinco Magníficas).

16 de Novembro de 2015 – A garrafa da Coca-Cola celebra o seu 100.º aniversário.

 

Fonte: Economico.