Apple decidiu mudar o nome do seu braço de varejo, a Apple Store.

Agora, todas as Apple Stores deverão se chamar… Apple.

Publicidade

Loja Apple em Upper West Side, Nova York, EUA

Sim, apenas o “Store” foi deixado de lado. Qualquer loja terá, simplesmente, o nome da marca.

A famosa loja de vidro de Nova York, por exemplo, será “Apple Fifth Avenue”.

Parece um detalhe insignificante ou opcional, mas não é.

A empresa mandou um email interno a todos os funcionários falando da mudança da marca e pedindo para esquecerem o “store” do nome.

Chamar a Apple Store apenas de Apple parece bem estranho em um primeiro momento, mas não é.

A Apple só quer ser como qualquer outra marca. As pessoas usam esse tipo de sinédoque o tempo todo.

Ninguém fala, por exemplo, “Vou à loja Pão de Açúcar”, sim “Vou ao Pão de Açúcar”.

E todos entendem que a pessoa está indo ao mercado, não “indo à marca” ou muito menos indo à sede da empresa Pão de Açúcar.

A mesma coisa para McDonald’s, Burger King, Starbucks etc.

 

 

Motivos

Um outro motivo da mudança: a marca não quer que as pessoas vejam a loja apenas como uma loja.

Sim, há uma infinidade de iPhones, iPads e iMacs disponíveis para compra.

Mas a empresa quer que as pessoas vejam os locais como um “ponto de encontro”.

Uma loja de San Francisco, por exemplo, se tornou, praticamente, a nova praça local.

As pessoas se reúnem para workshops, palestras e até shows de música.

A Apple pensa em replicar esse modelo de loja para outras 500 unidades.

 

Fonte: Revista Exame.