As duas companhias estão há anos discutindo sobre o uso de partes do Java no sistema operacional Android.

Oracle's Executive Chairman of the Board and Chief Technology Officer Larry Ellison gestures during his keynote address at Oracle OpenWorld in San Francisco, California September 30, 2014. REUTERS/Robert Galbraith

As empresas de tecnologia estão sempre brigando entre si por conta de quebra de patentes; dessa vez a disputa é entre o Google e a Oracle. No dia 9 de maio as empresas irão participar de uma audiência para discutir sobre o Android e a Oracle tentará convencer o júri de que o Google deve pagar uma indenização de US$ 9,3 bilhões.

As duas companhias estão há anos discutindo sobre o uso de partes do Java no sistema operacional Android. A Oracle comprou a Sun Microsystems, criadora da linguagem de programação, em 2009, e afirma que o Google lucra encima de um produto deles, copiando 37 APIs (interfaces de programação de aplicativos) do Java para usar no Android.

Google vai lançar versão em português do Android Auto em abril

A gigante da tecnologia, por sua vez, se defende dizendo que o uso do código é de graça, uma vez que o Java é coberto por uso justo, que permite a cópia limitada, o que significa que ele não deve a Oracle quaisquer danos.

A Oracle pretende revelar informações sobre quanto o Google lucra com o sistema operacional para justificar o pedido de indenização.

Essa não é primeira vez que a empresa de Larry Ellison exige uma fortuna do Google neste caso. Em 2011, um juiz negou o pagamento de uma indenização de US$ 6 bilhões, alegando que o valor era muito alto.

Fonte: http://ipnews.com.br/