Apesar da maioria dos empresários estarem consciente da importância do uso de marcas para diferenciar os seus produtos dos produtos da concorrência, nem todos se dão conta da importância de obter esta proteção através do registro.

O registro, segundo a legislação sobre marcas aplicável, dá à sua empresa o direito exclusivo de impedir que terceiros comercializem
produtos idênticos ou semelhantes com uma marca igual ou tão semelhante que possa causar confusão entre os consumidores.


Sem o registro da marca, seu empenho na comercialização de um produto pode ter sido em vão, já que as empresas concorrentes podem usar a mesma marca ou uma marca parecida a ponto de causar confusão para produtos idênticos ou semelhantes. Caso um concorrente adote uma marca semelhante ou idêntica, os consumidores podem se confundir e comprar os produtos deste concorrente pensando que ele pertence à sua empresa. Isso não só reduziria os seus lucros como também poderia prejudicar a imagem e a reputação da sua empresa no mercado, especialmente se os produtos do concorrente forem de qualidade inferior.

Devido ao valor das marcas e à função crucial que ela pode exercer para a definição do sucesso de um produto, é imprescindível certificar-se de que elas estejam registradas nos mercados de atuação da sua empresa.

Além disso, uma marca registrada pode ser licenciada a outras empresas, garantindo assim uma fonte suplementar de renda para o seu negócio, ou pode ainda ser a base de um
contrato de franquia.

Se for o caso, uma marca registrada gozando de boa reputação junto aos consumidores pode também ser útil para o levantamento de fundos junto às instituições de crédito, que estão cada vez mais conscientes da importância das marcas para o sucesso comercial.

Fonte: OMPIveroxybd.com